sábado, 22 de janeiro de 2011

Ele é Soberano. Eu, totalmente nada.

Não dormi nesta noite... Sofri, sofri, embrulhei-me, descobri-me, sentei-me, deitei-me, levantei-me, comi, bebi e nada. Vi a noite a passar em pouco tempo (apesar de ter parecido uma eternidade). Não consegui dormir. Não consegui fechar os olhos e dormir.

Sou daqueles que ainda acreditam nas intervenções divinas, nos chamamentos, no "ouvir a voz de Deus". Não é algo piegas, muito menos clichê. É real demais para um ser humano que ainda não conseguiu entender nem a própria humanidade, quem dirá entender a divindade, santidade, soberania e majestade de Deus.

Não sou Deus e também não gostaria de sê-lo. Quantos se auto-intitularam deuses e não tiveram êxito? Audácia, diria... Querer ser Deus? Por que? Se há um que pode suprir todas as nossas necessidades e nos fazer felizes?! Digo isso apenas por entender que quando não nos sujeitamos a natureza do Pai, assumimos um posto maior do que o de Deus em nossas vidas.

Se Deus é soberano, deve prostrar-se todo aquele que reconhece tal fato. Quem é Deus maior que o nosso Deus?

Pense sobre o descuido em que sempre se encontrava o povo de Israel. Descuido?! Digo mais, desprezo; pois desprezar o Deus Vivo e Soberano é entregar a própria alma à "Morte". Deus não se deixa escarnecer, assim está escrito em Gálatas 6:7. Ele não é homem para mentir e não é Deus para se igualar aos homens. Ele é Deus Soberano.

Se entendermos o que significa a palavra "soberania", inserindo-a no contexto divino (não vejo outro contexto que defina melhor esse termo), poderemos assimilar um pouco do que Deus é e do nada que somos e enxergaremos o desmerecimento da graça dEle.

soberania
so.be.ra.ni.a
sf (soberano+ia1) 1 Caráter ou qualidade de soberano. 2 Autoridade suprema. 3 Força tirada do conhecimento do direito natural. 4 Autoridade moral considerada como suprema; poder supremo, irresistível. 5 Os direitos anexos ao soberano ou soberana. 6 Extensão territorial sob a autoridade de um soberano. 7 Qualidade do que não tem apelação ou recurso. 8 Autoridade, imperiosidade, poder, superioridade. 9 Excelência, primazia. 10 Altivez, soberbia. S. do povo ou s. popular: princípio segundo o qual todo o poder político emana do povo e é em nome dele exercido (consignado na Constituição brasileira). S. política, Sociol: possibilidade que tem o Estado de usar do poder, limitado somente pelas condições da política interna e obrigações contratuais para com outras nações. (Dicionário Michaelis)

Deus não se escarnece e não se dobra ao pecado. Ele é soberano e, como dita o dicionário, Ele é a Autoridade Suprema. Quem poderá afrontá-lo? Quem poderá detê-lo? O que poderá alcançar a vida dos que amam ao Deus Vivo?

Sabendo do que é soberania, sei mais ainda que não sou digno ou merecedor de receber o que quer que seja dEle.

Sou pecador, sou injusto, sou pequeno, sou tirano, sou indigno, sou cruel, sou mau. A minha natureza humana exacerba tudo isso. Mas Sua Graça faz-me parecido a Ele, fazendo com que Ele me aceite e me chame de Filho.



"Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus." Rm 8:10 (NTLH)



Pablo