quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ter e exercitar fé

Extraído de "Blow+Mind".

Mateus 8:25-26 (NTLH)

“Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo:

- Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!

- Por que é que vocês são assim tão medrosos? – respondeu Jesus. – Como é pequena a fé que vocês têm.”

A fé aumenta quando crescemos ou crescemos porque nossa fé aumenta? As duas proposições podem estar corretas se ordenadas de maneira adequada.

Primeiro, deve-se ter fé para que haja então crescimento, ou seja, só é possível alcançar se acreditarmos anteriormente. A base para o êxito se dá através do que podemos chamar de processos de fé.

Sabendo que muitas coisas, simplesmente, acontecem "da noite pro dia", não podemos considerá-las como fatos isolados que comprovem a existência de uma fé autêntica, pois isso já fora formado e há um constante exercício para que se gere esse nível de confiança. Portanto, em segundo devemos exercitar a fé.

Jesus estava absolutamente certo ao afirmar que a fé dos discípulos era pequena, Ele já sabia que eles temeriam a situação porque não tinham aprendido a tê-la e exercitá-la. A demonstração de que nada é impossível para Deus veio no momento mais oportuno, pois ali puderam saber que Jesus tinha poder e que deviam acreditar nEle.

É como se Jesus dissesse: “Vejam, não precisam temer, eu tenho poder para acalmar a tempestade. É necessário que vocês creiam e saibam que Eu sou Deus.”. Jesus apenas mostrou-lhes o resultado que a fé produz.

Permito-me falar sobre isto por entender que, a falta de fé nos leva a traçar muitas outras possibilidades e faz-nos errar o alvo. Situações podem nos levar a crer (em momentos de incredulidade) que não poderemos chegar onde desejamos, com argumentos infundados e ao mesmo tempo suficientemente convincentes a ponto de acreditarmos neles.

Isto é apenas tudo o que não pode ocorrer. Após a fé há uma grande interrogação e expectativa por algo que a concretize, a ação.

Se não ajo, não posso afirmar que tenho fé.

Pablo

Um comentário:

  1. "Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou."
    (Atos 14.9-10)- Exercitar a fé é saltar!!!;D

    ResponderExcluir